quinta-feira, 21 de abril de 2011

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE I




UNIDADE I
Atividade 1.1

Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.

Orientações para a realização da atividade
1. Debata as questões propostas para reflexão com um (a) colega.

2. Escrevam um breve relato das principais reflexões da dupla, com cerca de 250 a 300 palavras, no Editor de textos do BrOffice. Salvem o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, como a seguinte forma: ativ-X_seunome. Para esta atividade realizada pela dupla João Carlos Pereira e Maria Elisa Cardoso, o nome do arquivo será, por exemplo, ativ1-1_joaocarlos-mariaelisa. Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como sinal de underline, underscore ou sublinhado, são aceitos pelo computador como uma letra comum.

3. Poste o arquivo desta atividade na sala do curso no Ambiente E-Proinfo, no espaço Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Reflexões iniciais”.

Atividade 1.2


Quem sou como professor e Aprendiz?

Reflita acerca das seguintes questões:

- O que é ser professor hoje?

- Quem sou eu (professor) neste contexto?

Compartilhe suas reflexões no Fórum “Quem sou como professor e aprendiz?” e aproveite para comentar respostas de outros colegas e para dialogar criticamente sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem.

Atividade 1.3

Assista à entrevista do Professor Ladislau Dowbor concedida à Rede Vida em 2004, sobre “Educação e Tecnologia” disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY
Escreva sua reflexão no Diário de Bordo.

Atividade 1.4


Faça uma pesquisa, na sua escola, para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analise, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais ou se potencializam a produção ou a modificação de propostas pedagógicas.

Orientações para a atividade:

1. Entreviste professores da sua escola e colete dados sobre as tecnologias que costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Defina o número de professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalize nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola.

2. Organize uma síntese das informações coletadas, usando a
planilha de referencia, disponibilizada pelo seu formador.

3. Elabore uma breve apresentação no Impress (2 a 3 slides) com suas conclusões acerca do uso das tecnologias na sua escola, para debater com seus colegas no próximo encontro presencial.

4. Salve o documento e a planilha na pasta “Meus documentos”. Atribua a ele um nome que facilite a sua identificação da seguinte forma: ativ1-4_seunome; por exemplo, para esta atividade realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ1-4_helenams.

Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como sinal de underline, underscore ou sublinhado, são aceitos pelo computador como uma letra comum.


5. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: “Minha escola”.

6. Salve os arquivos em CD ou em pen drive para fazer a apresentação no encontro presencial.

Atividade 1. 5

1. Você pode desenhar seu mapa utilizando papel e lápis, no entanto o uso de um software voltado para esta atividade facilitará enormemente esta tarefa. Assim, sugerimos que você utilize o software Cmap Tools.

2. Com base no que registrou no seu Diário de Bordo, identifique conceitos/ palavras-chave e idéias que foram mais significativas para você. No mapa conceitual, os conceitos serão representados por nós. Ao rela­cionar os conceitos/palavras-chave, você inclui frases de ligações, ou seja, proposições que vão criando o sentido conceitual. Dessa forma, ao estabelecer relações, o mapa irá se configurando.

3. Você pode guardar o seu mapa por meio de diferentes arquivos. Propomos que salve cópias em, pelo menos, dois formatos:

a) Mapa vital: informações no formato reconhecido pelo Cmap Tools. Esse tipo de arquivo serve para ter uma cópia do mapa a fim de poder acessá-lo e editá-lo em outros computadores que possuam o software Cmap Tools instalado. Para realizar o procedimento, na janela que apresenta seu mapa, clique no menu Arquivo > Export Cmap as...>Mapa Vital.

b) Image file (arquivo de imagem): salva em formato de imagem ‘JPEG’, comumente utilizado para imagens. É o formato mais adequado para comparti­lhar seu mapa com outras pessoas ou inseri-lo em documentos ou em apresen­tações. Para realizar o procedimento, na Janela que apresenta seu mapa, clique no menu Arquivo > Export Cmap as...>Image File.

Ambos os procedimentos são apresentados, detalhadamente, na animação.

4. Caso queira, você pode, ainda, compartilhar seu mapa com seus colegas, publicando o arquivo de imagem, salvo anteriormente, no espaço Biblio­teca.

5. Sugerimos, também, que você leia os mapas que outros colegas fizeram e os compare com o seu.

Atividade 1.6

Webquest sobre projetos de aprendizagem

Para além do estudo da temática Projetos, nosso propósito com esta atividade é lhe proporcionar a experiência de participação em uma Webquest, despertan­do seu interesse para possíveis aplicações com seus alunos. Podemos consi­derar que a metodologia de Webquests está em conformidade com a Pedagogia de Projetos. Porém, as Webquests possuem uma estrutura fixa, contendo orien­tações praticamente passo-a-passo acerca de como proceder, dando menor liberdade para a criação dos aprendizes. Nesta perspectiva, de autoria limitada, as Webquests podem ser usadas como uma estratégia na transição entre práticas tradicionais (onde o aluno tem uma postura passiva) para propostas onde o aluno possui um papel ativo, sendo protagonista na construção do co­nhecimento.

Orientações para a realização da atividade:

Nas páginas da própria Webquest encontram-se orientações detalhadas para a realização da atividade.

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