quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atividades Módulo III


Atividade 3_1- Diário de Bordo/FÓRUM.

Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto de vista produ­zindo um pequeno texto a ser compartilhado no Fórum.

Pontos para sua reflexão:

- Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? Diário de Bordo

- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso? Fórum “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”,

Atividade 3_2

Esboço de Plano de Projeto

A proposta, aqui, é que você planeje uma atividade, visando ao aprimoramento da interação e do vínculo entre vocês, a partir de um maior conhecimento da turma e da possibilidade de identificação de desejos e necessidades de aprendizagem do grupo. Para isso, apresentamos alguns procedimentos:

1) Faça uma breve descrição da atividade que você planeja realizar em um documento no BrOffice. Lembre-se de registrar, também, as tecnologias e recursos que serão necessários.

Atividade 3_3 – Biblioteca

Elaboração do Projeto a ser Desenvolvido

1. Relembrar os recursos estudados até o momento que poderão ser empregados para a realização de pesquisas, coleta e registro de informações do projeto.

2. Ouvir também a áudio aula em Podcast “Informática na etapa de pesquisa de um Projeto de Aprendizagem”, elaborada pela Profa. Mônica Carapeços Arriada, dis­ponível no CD do curso.

3. Elaborar o plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor.

ü Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto conforme modelo do Tutor

ü Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_5_antonios.

ü Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Atividade 3_3, subtema: Projeto de aula.

Atividade 3_4 – Fórum

Desenvolvimento e Relato de Projeto

1. Desenvolva o Projeto previsto.

2. Durante a realização das ações de pesquisa, fique atento (a) para o registro detalhado das ações nos diferentes formatos que for possível: textos, fotos, vídeos, áudios. Esses materiais serão importantes para a etapa posterior de estruturar uma apresentação multimídia dos resulta­dos do projeto (na Unidade 4). Você também pode orientar seus alunos para o uso de diferentes ferramentas estudadas neste curso, adequadas para o compartilhamento dos dados coletados e descobertas feitas.

3. Ainda, nesta perspectiva de acompanhamento do desenvolvimen­to do Projeto, sugerimos também que você registre, no fórum “Relato de projetos de trabalho”, o andamento das atividades desenvolvidas e tecnologias e mídias empregadas, de forma que você possa dialogar com seus colegas e formador e/ou esclarecer eventuais dúvidas. Seja cooperativo(a), ou seja, acompanhe os relatos dos colegas e apresente comentários e sugestões, quando achar pertinente.

Atividade 3_5_ Atividade – Diário de Bordo

Reflexão acerca do conceito de currículo e processo e integração de tecnologias ao currículo

Pontos para Refletir:

O que é currículo?

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Para auxiliar o cursista na formação do conceito de currículo, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B4sK2ZbeA6PVOGQ3YzdiY2EtZjI5Yy00NTUyLTgwNDYtYjZiOThiOGFhZWI0&hl=pt_BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário