Atividade 3_1- Diário de Bordo/FÓRUM.
Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto de vista produzindo um pequeno texto a ser compartilhado no Fórum.
Pontos para sua reflexão:
- Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? Diário de Bordo
- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso? Fórum “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”,
Atividade 3_2
Esboço de Plano de Projeto
A proposta, aqui, é que você planeje uma atividade, visando ao aprimoramento da interação e do vínculo entre vocês, a partir de um maior conhecimento da turma e da possibilidade de identificação de desejos e necessidades de aprendizagem do grupo. Para isso, apresentamos alguns procedimentos:
1) Faça uma breve descrição da atividade que você planeja realizar em um documento no BrOffice. Lembre-se de registrar, também, as tecnologias e recursos que serão necessários.
Atividade 3_3 – Biblioteca
Elaboração do Projeto a ser Desenvolvido
1. Relembrar os recursos estudados até o momento que poderão ser empregados para a realização de pesquisas, coleta e registro de informações do projeto.
2. Ouvir também a áudio aula em Podcast “Informática na etapa de pesquisa de um Projeto de Aprendizagem”, elaborada pela Profa. Mônica Carapeços Arriada, disponível no CD do curso.
3. Elaborar o plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor.
ü Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto conforme modelo do Tutor
ü Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_5_antonios.
ü Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Atividade 3_3, subtema: Projeto de aula.
Atividade 3_4 – Fórum
Desenvolvimento e Relato de Projeto
1. Desenvolva o Projeto previsto.
2. Durante a realização das ações de pesquisa, fique atento (a) para o registro detalhado das ações nos diferentes formatos que for possível: textos, fotos, vídeos, áudios. Esses materiais serão importantes para a etapa posterior de estruturar uma apresentação multimídia dos resultados do projeto (na Unidade 4). Você também pode orientar seus alunos para o uso de diferentes ferramentas estudadas neste curso, adequadas para o compartilhamento dos dados coletados e descobertas feitas.
3. Ainda, nesta perspectiva de acompanhamento do desenvolvimento do Projeto, sugerimos também que você registre, no fórum “Relato de projetos de trabalho”, o andamento das atividades desenvolvidas e tecnologias e mídias empregadas, de forma que você possa dialogar com seus colegas e formador e/ou esclarecer eventuais dúvidas. Seja cooperativo(a), ou seja, acompanhe os relatos dos colegas e apresente comentários e sugestões, quando achar pertinente.
Atividade 3_5_ Atividade – Diário de Bordo
Reflexão acerca do conceito de currículo e processo e integração de tecnologias ao currículo
Pontos para Refletir:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Para auxiliar o cursista na formação do conceito de currículo, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário