quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Atividades Módulo IV

Orientações para fazer as atividades

Atividade 4_1 - Diário de Bordo.

1. Assista ao vídeo. Vídeo – Bloco do Passo:

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=L3XlxbNxjqg

2. Leia o texto: “Saltos no Tempo”, do Bloco do Passo.

Esse trabalho do Professor Lucas com o Bloco do Passo inspira alguma idéia de como trabalhar na escola? E para o trabalho com tecnologia, traz alguma idéia? Considere o seguinte aspecto: cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um? Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?

Registre suas reflexões no Diário de Bordo.

Atividade 4_2 - Biblioteca

Navegando por vídeos e outras mídias

ü Visite o portal do professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

ü Clique em Conteúdos Multimídia, depois clique no link Recursos Educacionais. Você precisará fazer algumas escolhas para ter acesso aos recursos, uma vez que por lá há muitos opções disponíveis e não será possível listarmos todas. Aconselhamos, por isso, que você use as opções de busca avançada, especialmente porque são muitos os itens disponíveis para cada recurso. Por exemplo, na data em que escrevo este texto, há 1.199 recursos do tipo áudio dis­poníveis. Assim, na busca avançada, você começa definindo se seu interesse é por um nível de ensino ou uma modalidade em particular. Após isso, você deverá utilizar outras categorias classificatórias, tais como:

• Tipo de pesquisa: aqui, você seleciona qual nível de ensino ou qual modalidade educativa você prefere.

• Componente curricular: corresponde à disciplina de preferência.

• Tema: relaciona-se aos tópicos dentro da disciplina escolhida.

• Tipo de recurso: define a mídia ou o formato do recurso buscado.

• Idioma: há recursos em várias línguas.

• Ordem de classificação: ao final, você pode escolher que tipo de ordem de apresentação você desenha para os recursos a serem mostrados. Você pode escolher ver primeiro os mais recentes; os mais comentados; os melhores classificados, os mais visitados ou simplesmente em ordem alfabética.

  1. Elabore o documento em uma página no editor de texto com o tema “Produtos e Objetos do Portal do Professor”
  2. Anote no documento o título de cada produto que gostou o link do endereço da página e o seu comentário
  3. No documento use a seguinte formatação

Margem: superior e inferior 2,5cm

Esquerda e direita 3 cm

Fonte: tipo Arial Tamanho 11

Parágrafo entrelinhas 1,5 cm

Para facilitar a identificação do nome do aluno e da atividade no ambiente e-ProInfo, o documento elaborado deverá ser salvo da seguinte forma: Ativ4_2_Nomedoaluno.

Perceba que o nome do arquivo não pode ter espaços e nem caracteres especiais do tipo: $, %,

!, ?, <, etc. Evite crase, til e acentos agudam e circunflexo.

No seu texto, identifique-se colocando CURSO, SEU NOME, ATIVIDADE, SUA TURMA e

NOME De sua Tutora.

2. Salve seu registro na sua pasta de documentos e, a seguir, publique na Biblioteca, tema: Avaliações de produtos multimídia portal do professor, subtema: Atividade 4.2.

Atividade 4_3 - Fórum

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.

1. Ao ler o texto de Silvio P. Costa “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópo­lis”, que se encontra ao final dessa unidade, vá anotando as questões e aspectos que mais lhe chamarem a atenção. Enquanto vai conhecendo a análise e os relatos das experiências que Silvio Costa observou, busque refletir a respeito daquelas experiências que você conhece. Que tal tentar imaginar o que Silvio Costa diria a respeito de uma experiência que você presenciou ou viveu? Texto disponível no Módulo 4, página 4

2. Agora, vá até o fórum e faça o relato de uma experiência de uso da mídia na educação que você conhece.

O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação precisam desbravar. Afinal, sabemos o poder da mídia. Sentimos esse poder nas nossas vidas. Nossa realidade é, em grande parte, definida e construída pela mídia. Como diz Maria Luiza Belloni (2001), as imagens da mídia penetram nossa realidade, transforman­do-a, dando-lhe forma.

No que concerne a essa questão, Maria Isabel Orofino nos ajuda, também, a entender o papel da escola nesse contexto. Segundo ela, a escola não escapa da influência decisiva da mídia, mas, ainda assim, é um lugar privilegiado para a construção das identidades individuais para além da questão das classes sociais, pois é o local onde há o encontro de “muitas culturas, seja aquela de bagagem pessoal e da identidade dos diferentes alunos, alunas e professores, seja a cultura erudita que nela é ensinada, ou, ainda, a cultura popular regional do local onde a escola está situada” (OROFINO, 2005, p.40).

Atividade 4_4 - Biblioteca

Planejando a produção de um documento multimídia

1. Crie uma apresentação com o título “Planejando uma atividade multimídia”.

2. No primeiro slide, coloque um título para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.

3. Em um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital (ais) que escolheu.

4. No terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver. Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos.

5. No último slide, insira o produto em mídia digital que pretende usar. Se for muito grande, coloque só um link para ele.

6. Essa atividade pode ser feita no movie maker e postada no Youtube ou Power Point postada no Google Docs.

7. Publique na Biblioteca, tema: Planejamento de atividade multimídia, subtema: Atividade 4.4.

Atividade 4_5 – Biblioteca

Relato da execução da atividade planejada

1. Elabore o relato em uma página no editor de texto com a seguinte formatação

Margem: superior e inferior 2,5cm

Esquerda e direita 3 cm

Fonte: tipo Arial Tamanho 11

Parágrafo entrelinhas 1,5 cm

Para facilitar a identificação do nome do aluno e da atividade no ambiente e-ProInfo, o documento elaborado deverá ser salvo da seguinte forma: Ativ4_5_Nomedoaluno

Perceba que o nome do arquivo não pode ter espaços e nem caracteres especiais do tipo: $, %,

!, ?, <, etc. Evite crase, til e acentos agudam e circunflexo.

No seu texto, identifique-se colocando CURSO, SEU NOME, ATIVIDADE, SUA TURMA e

NOME De sua Tutora.

2. Anexe o arquivo na BIBLIOTECA, em Material de Aluno, no tema Relato da execução da atividade, subtema 4.5

BOM TRABALHO!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário